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Rio Bravo compra participação na T&A Construção Pré-fabricada
Fundo Rio Bravo Nordeste II faz aposta na indústria de concreto pré-fabricado


A Rio Bravo Investimentos, por meio do Fundo Rio Bravo Nordeste II, adquiriu por R$ 25 milhões uma participação acionária minoritária na T&A Construção Pré-fabricada, maior indústria de pré-fabricados de concreto do Norte/Nordeste e uma das três maiores do Brasil.


A aquisição é o terceiro investimento do Fundo Rio Bravo Nordeste II, que possui um capital comprometido de R$ 132 milhões, e pretende realizar mais dois investimentos na região Nordeste até o fim do ano.


Segundo Paulo Silvestri, diretor da área de Private Equity da Rio Bravo, a aposta na T&A se deve ao fato de a empresa atuar em um setor que está em franco crescimento, pois as grandes obras de infraestrutura e aquelas relacionadas ao aquecimento do varejo, como shopping centers e hipermercados, têm aumentado fortemente a demanda por obras de concreto pré-fabricado. Adicionalmente, o alinhamento entre as estratégias do fundo e os sócios originais da empresa foi um fator preponderante na decisão de investimento.


Luiz Medeiros, gestor do Fundo Rio Bravo Nordeste II, destaca as vantagens do método construtivo adotado pela T&A: “A utilização de concreto pré-fabricado ao invés de concreto moldado in loco já é uma realidade há bastante tempo na Europa e nos Estados Unidos. Além de reduzir o tempo de execução e os custos de mão-de-obra, é um método construtivo com uso mais racional de recursos, gerando mais limpeza no canteiro de obra e menos agressão ao meio ambiente”, explica Medeiros.


O fundador e diretor-presidente da T&A, José Almeida, executivo com larga experiência na indústria de concreto pré-fabricado, continuará à frente das operações. A Rio Bravo participará da gestão do negócio através da atuação de Paulo Silvestri como membro do conselho de administração. Segundo José Almeida, a entrada da Rio Bravo na estrutura acionária da T&A reforça a intenção dos acionistas de profissionalizar a empresa, visando uma abertura de capital no médio prazo.

 

T&A

Fundada há quinze anos e com um faturamento estimado para este ano de R$ 170 milhões, a T&A possui fábricas na Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo. Inicialmente idealizada para produzir peças pré-fabricadas de concreto para obras de pequeno porte, a T&A rapidamente especializou-se em produzir e montar estruturas para obras de grande porte e elevada complexidade. “Temos uma reconhecida tecnologia em concreto pré-fabricado que está presente em obras realizadas para clientes como Petrobras, Walmart e Grupo João Carlos Paes Mendonça”, diz José Almeida.


Expansão para o Sudeste

No mês de agosto deste ano, a T&A deu o primeiro passo para ingressar na região Sudeste, maior mercado consumidor de concreto pré-fabricado do país, com a abertura de uma fábrica no município de Itu, a 80 km da capital paulista, implantada em uma área de 130 mil metros quadrados. A nova unidade fabril demandou investimentos de R$ 25 milhões em capital próprio e tem como objetivo atender a obras de grande porte e alta complexidade, como estaleiros, shopping centers, hipermercados, centros de distribuição, edifícios-garagem e obras de infraestrutura pesada.


“Como a maioria dos nossos clientes possui atuação nacional, chegamos a conclusão de que precisaríamos atendê-los também no Sudeste. Acreditamos que a entrada no principal mercado consumidor do país representa o início de um projeto que tem como objetivo tornar a T&A a maior empresa de construção pré-fabricada do Brasil”,  afirma José Almeida.


Pré-fabricados em alta

Segundo Paulo Silvestri, o cenário da economia brasileira nunca esteve tão favorável à industrialização da construção civil. De acordo com dados da Associação Brasileira da

Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), o setor deve movimentar até o final deste ano R$ 5,5 bilhões, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2009, considerando-se apenas o universo das 50 empresas associadas no país.


O forte avanço da construção pré-fabricada se deve a uma série de fatores, como o programa de habitação federal Minha Casa, Minha Vida;  as obras relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); aos grandes investimentos de infraestrutura, como estaleiros e refinarias; e finalmente a obras impulsionadas pelo aumento do consumo interno como shopping centers e hipermercados.


“O setor da construção civil brasileiro finalmente enxergou que a utilização de concreto  pré-fabricado, sobretudo nas construções de médio e grande porte, apresenta diversos benefícios, não apenas em termos financeiros, mas também em ganhos de qualidade”, finaliza José Almeida.

 

outubro de 2010

 

Mais informações: SPS COMUNICAÇÃO - Tel.: (21) 2111-2650

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