Rua Mexico, 41
Sala 1107 - Centro
CEP 20031-144
Rio de Janeiro
tel: 55 21 2111 2650
fax: 55 21 2111 2651

  Sala de Imprensa / Releases / Fundação do Câncer

......................................................................................................................................................................

Fundação do Câncer busca assinaturas para Declaração Mundial do Câncer

Manifesto será apresentado em setembro nas Nações Unidas


A Fundação do Câncer apoia no Brasil a campanha “O câncer pode ser prevenido” promovida pela Union for International Cancer Control (UICC). Dentre as ações previstas está a mobilização da sociedade para assinar a Declaração Mundial do Câncer. O documento elaborado pela UICC será apresentado em setembro nas Nações Unidas. O objetivo é pressionar a comunidade internacional a ter mais atenção à causa câncer.

 

Os objetivos previstos no texto do manifesto, também conhecido como Declaração Mundial do Direito da Pessoa com Câncer, são a redução significativa do consumo do tabaco, da obesidade e dos níveis de ingestão de bebidas alcoólicas; o desenvolvimento de medidas de controle efetivo da dor e a melhoria na taxa de sobrevivência por câncer em todos os países.

 

“Queremos reunir o maior número possível de assinaturas aqui em nosso país. As mídias sociais como o Twitter, Facebook e Orkut serão as nossas principais ferramentas para conquista deste apoio. O Brasil tem um Programa de Controle do Câncer estruturado e nossas ações na redução do tabagismo, por exemplo, são reconhecidas internacionalmente. Mas sabemos que precisamos avançar muito para aumentar a prevenção do câncer. A nossa meta é mobilizar e conscientizar as pessoas”, afirma o superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz.

 

De acordo com a UICC, a cada ano 12,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo e 7,6 milhões morrem da doença. Até 2030 as estimativas indicam que os números deverão alcançar 26 milhões de novos casos e 17 milhões de óbitos. O crescimento deve ser maior em países em desenvolvimento. Segundo a entidade internacional, de 30 a 40% dos cânceres podem ser evitados e um terço pode ser curado  por meio do diagnóstico precoce. No Brasil, a previsão do Instituto Nacional de Câncer é a que sejam diagnosticados 489 mil novos casos em 2011.


A UICC é uma organização não-governamental dedicada à prevenção e ao controle do câncer com sede na Suíça.  A entidade reúne mais de 300 membros, incluindo o Instituto Nacional de Câncer - INCA  e a Fundação do Câncer, que apoiam a campanha aqui no Brasil. O site da Fundação do Câncer mantém dicas para se proteger do câncer. Dentre as quais estão não fumar, manter uma alimentação saudável e evitar manter uma exposição prolongada ao sol.

 


fevereiro de 2011

 

 

Mais informações: SPS COMUNICAÇÃO - Tel.: (21) 2111-2650

......................................................................................................................................................................

Fale Conosco